Os shoppings da capital e da Grande São Paulo ampliarão seus horários de funcionamento a partir da próxima semana.A aposta dos lojistas é a de atrair o maior número de consumidores e, dessa forma, engordar os caixas no mês mais rentável do comércio varejista.

Nesse ritmo embalado pelo Natal, a estratégia de alguns é fechar as portas uma hora mais tarde do que o comum. Outros preferem abrir uma hora mais cedo. Fato é que os shoppings atrelam o seu desempenho no final do último mês do ano ao “forte esquema” de vendas montado em novembro.

O Shopping Aricanduva é o primeiro a se antecipar. De 1º a 13 de dezembro, seus lojistas ficarão com as portas abertas das 10h às 23h. Dois dias depois, o Ibirapuera, o Central Plaza e o Morumbi seguem o mesmo caminho.

Após a primeira quinzena de dezembro, a regra é unânime: intensificar ainda mais os esforços de vendas. Nessa etapa, as portas serão fechadas ainda mais tarde, às 24h.

Para dar conta da grande procura de consumidores neste período, os shoppings já abriram ao menos 15 mil vagas para funcionários temporários.

Expectativa

As vendas dos shopping centers brasileiros devem registrar crescimento de 15% no Natal, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com estimativa da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).

Entre os segmentos que mais devem se destacar estão cosméticos e telefonia, além de artigos de bomboniere, brinquedos, roupas e tênis.

(Por Varejista) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo