No índice acumulado de janeiro a outubro deste ano, o volume de itens vendidos pelos supermercados brasileiros recuou 0,2% em relação a igual período do ano passado, informou a Abras (Associação Brasileira dos Supermercados). Ao fim de 2012, a previsão é que o indicador fique estável em relação ao ano passado.

Segundo Sussumu Honda, presidente da Abras, a retração se deve à gradual migração do consumidor para lojas de atacarejo, que não entram na estatística junto dos supermercados tradicionais.

Ele aponta que o brasileiro passou a adquirir produtos básicos, que compõem a cesta básica, nos atacarejos. Com isso, o açúcar, por exemplo, já tem retração de 9,1% nas vendas em supermercados em 2012. O arroz recuou 3,6%, e o sabão em barra 10,2%

Faturamento

Já em valor, as vendas reais do setor supermercadista em outubro de 2012 aumentaram 2,20% em relação a setembro, e 2,38% sobre igual mês em 2011. No índice acumulado do ano, o crescimento é de 5,18%, ante igual período de 2011.

Para o fim ano, a projeção é que as vendas reais cresçam, em valor, 5% sobre o ano passado.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo