A menos de um mês do Natal, indicadores do comércio varejista mostram que as vendas ainda estão estagnadas. O elevado nível de endividamento dos consumidores continua atrapalhando as compras. A expectativa dos lojistas é que os negócios ganhem ritmo a partir do próximo fim de semana, depois do pagamento da primeira parcela do 13º salário, que ocorre na sexta-feira (dia 30/11).

Na primeira quinzena deste mês, as vendas ficaram praticamente estagnadas, aponta a pesquisa da ACSP (Associação Comercial de São Paulo). Depois do crescimento anual de 6,3% em outubro, as consultas para vendas a prazo aumentaram só 0,3% na primeira quinzena deste mês em relação ao mesmo período de 2011.

Nos negócios à vista, houve queda 0,3% em novembro, nas mesmas bases de comparação. Em outubro, as consultas para vendas à vista tinham crescido 1,6% em relação ao mesmo mês do ano passado.

“As vendas estão empatadas. Não estamos esperando nada de novembro”, afirma o economista da ACSP, Emílio Alfieri, levando em conta os resultados da primeira quinzena deste mês e que foi marcada pela emenda de feriados.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo