Entre perfumes, maquiagens, cremes hidratantes, esmaltes, tintas para cabelo e outros cosméticos, os brasileiros devem movimentar R$36,24 bilhões em 2012. Os dados são do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência, e apontam a classe C como maior consumidora do setor de produtos de beleza no País.
Ao todo, o grupo deve ser responsável por 42,6% dos gastos na área distribuídos entre os mais de 26 milhões de domicílios que compõe a classe. Em seguida em termos de gastos, aparece a classe B, que embora tenha menos domicílios (cerca de 12 milhões), totaliza um potencial de consumo próximo ao registrado na C, com 41,5% dos gastos no setor.
Já em relação às regiões do Brasil, o Sudeste concentra 50% do potencial de consumo dos produtos de beleza, com gasto total de R$ 18,08 bilhões estimados para a área.
Entretanto, o maior gasto per capita ao ano é registrado no Sul do País. Na região, que representa 16% do consumo nacional, cada habitante deve consumir R$ 252,83 em produtos.
(Por Cidade Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo