Hoje (12 de novembro) é o Dia do Supermercado. Em comemoração à data, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) homenageia os profissionais que dão vida às lojas: diretor, gerente, operador de checkout, repositor de mercadorias, empacotador, padeiro, açougueiro.
“Todos eles, ao dedicar uma vida ao setor, colaboram com a prestação de serviço de qualidade para toda a população. Queremos agradecer às pessoas que trabalham diariamente nos supermercados”, diz o presidente da APAS João Galassi. O supermercado é, de longe, um dos lugares mais frequentados pelas famílias. Responsável por 85% do abastecimento nacional, recebe quase que diariamente a visita das donas de casa.
Quem faz compras pode não se dar conta do que está por detrás das prateleiras. Muitos profissionais estão envolvidos em todo o processo. Há quem cuide de compra, separação, disposição, precificação, reposição, limpeza, gerência, área contábil e financeira, comunicação visual, etc. Uma infinidade de atividades imprescindíveis para o bom atendimento nas lojas.
O ato de percorrer as gôndolas, escolher os produtos, verificar preços e se dirigir aos checkouts para pagar, tão comum hoje, tornou-se popular há pouco tempo.
Como começou o autosserviço
O autosserviço é recente no varejo brasileiro. Antigamente, os “fregueses” ficavam do lado oposto dos balcões aguardando o vendedor ou atendente. Fernando Pacheco de Castro, com a ajuda de Raul Borges, revolucionou o mercado nacional ao copiar um formato de loja adotado no exterior. Em 1958, eles inauguraram na Rua da Consolação, em São Paulo, o supermercado “Sirva-se”. O nome já sugeria a novidade: a partir de então, os clientes eram os responsáveis pela escolha, transporte e encaminhamento aos caixas para fazer o pagamento das mercadorias. Em suma, eles próprios se serviam.
Mais do que isso, a inovação deu-se pela imensa variedade de itens no mesmo espaço. Padaria, açougue, mercearia, bazar e quitanda dispostos com organização e variedade. Começava assim a história dos supermercados no Brasil.
Com a rápida urbanização do País, verificou-se também o acelerado número de supermercados e de lojas de autosserviço. Em 1966, havia 997, número que chegou a 2.527 em 1970, aumentando em 153%. Em 1980, consolidou-se o formato de lojas com seções organizadas, permitindo o surgimento dos hipermercados.
Fonte: Livro “O supermercado nosso de cada dia”, lançado pela APAS em 2008
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