O varejo brasileiro cresceu 2,3% em outubro. O índice reverte a queda de 1,9% que o setor obteve em setembro. Na comparação com outubro de 2011, o movimento no comércio registrou expansão de 13,3% e, no acumulado de janeiro a outubro de 2012, a atividade varejista cresceu 9,5% frente ao mesmo período do ano passado. Os números são do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.

O desempenho positivo das atividades varejistas no mês passado foi determinado pela alta de 9,9% no movimento dos consumidores nas lojas de material de construção, revertendo o declínio de 9,7% observado no mês imediatamente anterior. Também contribuiu para o resultado favorável do o crescimento de 5,4% no segmento de combustíveis e lubrificantes bem como a expansão de 2,4% no movimento dos consumidores no ramo de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática.

O único segmento do varejo que registrou recuo em outubro, segundo o Indicador, foi o de tecidos, vestuário e calçados, com queda de 0,7% no fluxo de consumidores nas lojas, tendo sido esta a segunda queda mensal consecutiva deste segmento – em setembro o recuo mensal havia sido de 1,5%.

A expansão da atividade varejista está em linha com a trajetória de recuperação do crescimento econômico e do consumo, tendo em vista as sucessivas reduções das taxas de juros, a presença de incentivos fiscais em setores específicos e os primeiros movimentos de recuo gradual da inadimplência dos consumidores. Tal cenário deverá prevalecer ao longo dos próximos meses, contribuindo para a predominância de resultados favoráveis para a atividade varejista no curto prazo, avaliam os economistas da Serasa Experian.

(Por Mundo do Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo