“Encaro retail gifting como uma grande inovação na estratégia de comunicação do varejo”. A declaração partiu deRicardo Pastore, coordenador do Núcleo de Estudos e Negócios do Varejo da ESPM-SP e CEO da Ricardo Pastore Consultoria em Varejo.
Para o profissional, o marketing de varejo precisa enfatizar o relacionamento já que a política do menor preço, isoladamente, não tem mais o poder de cativar o cliente. Gifting foi apresentado ao mundo no I Workshop de Marketing Promocional do Festival de Cannes (2008), por Marina Pechlivanis, que cunhou o conceito.
A publicitária explica: “Gifting é uma nova forma enxergar a comunicação de uma marca. Primeiro, localiza os dons e dádivas para gerar uma matriz estratégica competitiva. Depois, mapeia os rituais, as sinestesias, as memórias… de forma proprietária. Então, aplicações nas mais diversas plataformas. Vale para tudo: vitrine, telemarketing, evento, campanha”.
Desde sua criação, o gifting amadureceu e ganhou desdobramentos, como o retail gifting, que oferece uma novo olhar sobre o varejo.
Para Marina “O poder de uma marca está não apenas em se comunicar, mas em estabelecer elos, vínculos, laços com os seus clientes. Compreendê-los e atendê-los, para que fiquem satisfeitos, felizes, se sintam bem. Toda marca almeja estabelecer um relacionamento intenso com as pessoas, fidelizando-as e envolvendo-as. O que sua marca está oferecendo? Quais as suas intenções? Está claro para o consumidor?”
Mary Risner, diretora associada do Centro de Estudos Latino-Americanos naUniversidade da Flórida, é também uma entusiasta do retail gifting. “A Marina é uma excelente fonte de experiência profissional e pesquisas sobre o conceito original de gifting na área de varejo. A parceria com a Universidade da Flórida no desenvolvimento de material para o projeto de Retailing in Brazil é uma ajuda enorme para nossos alunos aprenderem sobre o varejo brasileiro”.
O assunto também se tornou tema de um curso na ESPM-SP que vai acontecer nos dias 08 e 09/11. Mais informações aqui.
(Por Promoview) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo