Com a proximidade do Natal, o fluxo de pessoas nas lojas também acaba aumentando e consequentemente, o número de furtos e dos índices de perdas em geral. Para que se tenha uma ideia do cenário, o Brasil já é o quinto País no ranking mundial de furto de lojas, segundo o estudo patrocinado pela Checkpoint Systems – multinacional americana especializada em sistemas antifurto. E só no ano passado, o varejo nacional registrou perdas de 3% em relação a 2010, e prejuízo de US$ 2,4 bilhões, o que representa 1,69% do total bruto das vendas.
Dentre as razões, a maioria dos varejistas pesquisados afirmam que os próprios trabalhadores são os principais responsáveis pelos furtos. De acordo com os dados, 43% das perdas foram atribuídas ao que os lojistas chamam de “funcionários desonestos”, 33% aos ladrões de lojas e o restante aos erros administrativos e fornecedores. Só os furtos internos totalizaram um prejuízo de US$ 1 bilhão aos varejistas, e entre os setores que sofreram mais furtos estão os de cosméticos e vestuário.
Por outro lado, nos atacados e hipermercados, os produtos mais visados foram as carnes, queijos e bebidas. Mas o que fazer diante desses resultados.
Empresas como a Repor Brasil propõem os seguintes serviços:
– Inventário de Presença: onde uma equipe de profissionais realiza visitas periódicas nas lojas dos clientes e controla as irregularidades que houver entre os produtos que estão no estoque e não estão expostos para venda, além de realizar a mensuração dos itens dispostos para venda, tanto no aéreo quanto nas gavetas e caixarias.
– Inventário de Estoque Rotativo: para atender as necessidades das lojas de autosserviço.
“Oferecemos um trabalho diferenciado que utiliza tecnologia 100% nacional com equipamentos próprios, além de oferecermos treinamentos específicos para que os colaboradores possam operar as máquinas e gerar relatórios precisos sobre as informações colhidas”, explica Gilmar Edson Nogueira, presidente da Repor Brasil.
Com a implantação dessas medidas, Edson acredita que é possível apresentar um resultado real dos produtos que estão na loja e, com essas informações, a direção do estabelecimento poderá tomar a decisão correta para evitar perdas e falhas na exposição dos itens a serem comercializados.
Além desses serviços, a empresa também oferece um trabalho minucioso de inventário nos varejos, atacados, Centros de Distribuição, indústrias e almoxarifados.
(Por NoVarejo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo