>
“A geração futura será muito mais crítica porque hoje é educada dentro dos conceitos de sustentabilidade”
A iniciativa do Walmart por produtos sustentáveis estimulou a subsidiária brasileira da Kimberly-Clark a desenvolver o papel higiênico Neve Naturali com fibras 100% recicladas. O passo seguinte foi mudar a forma de embalar o produto, “achatando” os rolos que, posteriormente, fora do pacote, retomam as características usuais. A medida reduziu em quase 25% o tamanho das embalagens, economizando espaço nas prateleiras e no transporte. Além disso, essas embalagens receberam alças para dispensar o uso de sacolas plásticas. Resultado: além da economia de custo, o produto entrará nas prateleiras da rede americana em outros países.
A Kimberly-Clark também já decidiu ampliar o novo processo para outras linhas de papel higiênico, informa o diretor de assuntos corporativos, Marco Antônio Iszlagi. O executivo identifica a maior preocupação do consumidor com o meio ambiente. Entretanto, nem sempre quer pagar mais caro por isso e nem ir muito longe em busca dessa oferta. Porém, se encontrar as duas opções nas prateleiras a preferência é pelo produto mais sustentável.
Fonte: Brasil Econômico – 05/05/2010
A ESPM está com inscrições abertas para a Semana de Workshops Avançados de Varejo. E um dos temas será sustentabilidade.