Com 11 shopping centers em operação no País, a Sonae Sierra Brasil, empresa controlada pelas acionistas Sonae Sierra, de Portugal, e DDR, dos Estados Unidos, investe agora em dois novos projetos, ambos focados no compromisso com a sustentabilidade, nas cidades de Londrina (PR) e Goiânia (GO). Os empreendimentos incluem selos de gestão ambiental, garantidos por ações como reutilização de água, consumo reduzido de energia e utilização de luz natural. Tais iniciativas implicam um custo maior na implantação dos shoppings, mas a empresa espera, a médio e longo prazo, um retorno financeiro muito positivo com a redução de custos que será proporcionada com a tecnologia adotada.

A companhia inaugurou este ano o Uberlândia Shopping, onde investiu mais de R$ 200 milhões para entregar um espaço comprometido com questões ecológicas. Entre as metas da Sonae Sierra está a obtenção, até 2020, de uma taxa de reciclagem mínima de 55%, redução da proporção de resíduos enviados para aterro a um limite máximo de 30% e ter pelo menos 10% do total de água consumida vinda de reutilização ou recolhimento de água de chuva.

Para Mário Oliveira, diretor de Desenvolvimento da companhia, a estratégia do compromisso com o meio ambiente pode trazer destaque para a empresa. “Nós temos uma preocupação muito grande, por exemplo, com a questão de reutilização e reciclagem. E essa preocupação ocorre desde a obra. Muitas vezes, dentro da própria construção, também aplicamos materiais reciclados, que não são escolhidos apenas por serem reciclados, mas levando em conta a parte arquitetônica também”, explica ele.

“Nossos projetos são certificados no nível de construção, segurança e meio ambiente. Isso é uma novidade no mercado. O primeiro projeto assim da América foi o de Uberlândia, inaugurado no início desse ano, e agora temos também esse objetivo para Londrina e Goiânia”, conta Oliveira.

Projetos

A Sonae Sierra prevê inaugurar no primeiro trimestre do próximo ano o Boulevard Londrina Shopping, na região central da cidade paranaense. O empreendimento fará parte do Complexo Marco Zero, que contará ainda com uma unidade da rede Leroy Merlin, ibis Hotel e Teatro Municipal, além de onze torres comerciais e residenciais. São 47,8 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL) com 237 operações. O projeto arquitetônico privilegia a luz solar e conta com um terraço onde os visitantes poderão ter uma vista externa.

Já em Goiânia, a companhia pretende inaugurar, no segundo semestre de 2013, o Passeio das Águas Shopping, com 78 mil metros quadrados de ABL e 277 operações. O projeto tem como destaque uma área de paisagismo, com lagos e iluminação natural indireta.

“Fizemos uma série de estudos e de pesquisas para chegar até essas cidades em que estamos implantando nossos shoppings. Elas são grandes polos de crescimento”, comenta Mário Oliveira.

A Sonae Sierra Brasil apresentou no segundo semestre deste ano uma receita líquida de R$ 65,3 milhões, o que representa um aumento de 22,7% em relação ao mesmo período do ano passado. “Nosso público-alvo é a classe B, dependendo um pouco da região do projeto em si, e temos uma política de crescimento bastante agressiva”, diz.

As vendas totais nos shoppings da empresa registraram incremento de 18,9% no segundo trimestre do ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Já as vendas em “mesmas lojas”, ou lojas comparáveis, cresceram 9,2%.

Boa fase

Na visão do diretor de Desenvolvimento da empresa, atualmente muitas cidades no Brasil ainda têm espaço para novos shoppings, principalmente as maiores. “Se nós considerarmos que temos, em São Paulo, bairros com mais de 600 mil habitantes, maiores que muitas cidades, e que ainda não têm shoppings, é possível ver como há espaço para crescer”, observa.

Oliveira está animado com o momento que o seu segmento atravessa. “O setor de shoppings está passando por uma fase espetacular. Basta ver o aumento das empresas que têm capital aberto na bolsa. Eu diria que, não só os shoppings, mas o País como um todo”, declara.

O empresário também destaca os novos grupos que, com a ascensão dos shoppings, passaram a investir no setor. “Cada vez mais, além dos operadores de shoppings tradicionais, os fundos de investimento também estão entrando neste capital”, diz.

No início de outubro, a Sonae Sierra Brasil investiu cerca de R$ 9 milhões para adquirir mais 9,5% de participação no Franca Shopping, e agora é responsável por 76,4% do empreendimento. De acordo com a empresa, a compra faz parte da estratégia de ser dominante em todos os espaços em que tem participação.

(Por DCI) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo