A Linx, maior software house da América Latina em sistemas de gestão para o varejo, anunciou sua parceria com a Bitix, empresa de TI que oferece aplicativos com foco em mobilidade. Trata-se da décima primeira incorporação realizada nos últimos quatro anos, e a ideia é desenvolver soluções em cloud, que proporcionem maior integração entre os canais de venda disponíveis para o consumo. “Hoje o consumidor está cada vez mais informado e, no momento da escolha do produto, valoriza a comodidade. Por isso, optamos pela Bitix por oferecer soluções que reúnem várias funcionalidades com esse perfil de negócio”, explica Nercio Fernandes, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da Linx.
Com a incorporação, a empresa passa a contar com três novas tecnologias como: bShopper, bFashion e o Smart Shopping. No caso do aplicativo bShopper é possível combinar peças, separá-las por categorias e selecioná-las por ocasião, além de permitir a exibição dos detalhes de cada item, como preço, cores e tamanhos disponíveis, ou até o envio do look direto para o email do cliente. Marcas como a Folic, Checklist e Farm já o utilizam.
No caso do bFashion, o objetivo é ampliar a interatividade das marcas com seus clientes, que podem conferir e interagir com o lookbook da coleção, adicionar suas peças favoritas à wishlist ou compartilhá-las nas redes sociais, localizar as lojas mais próximas, acessar o blog da marca e ficar por dentro de todas as novidades. Entre os clientes estão a Farm, Dress To, Ágatha e Taco.
Já no Smart Shopping, os usuários podem ter acesso facilmente a todas às informações sobre um shopping como: a lista de lojas e restaurantes, a programação atualizada do cinema, a agenda de eventos, novidades, promoções, marcador de vagas e o pagamento do estacionamento, como chegar e a descrição de todos os serviços oferecidos. Cinco shoppings cariocas já o utilizam: o Nova América, o Shopping Leblon, o Rio Design Leblon, o Rio Design Barra e o Downtown.
Para Jean Carlo Klaumann, diretor da unidade de sistemas da Linx, a área de mobilidade representa um importante nicho de mercado. “Nos últimos anos, os varejistas têm percebido um grande potencial nas soluções móveis, direcionando seus esforços neste novo modelo de contato das marcas com seus consumidores. Soluções de mobilidade representam uma grande opção de expansão no mercado de varejo, especialmente o de moda.” Na área de mobilidade, a empresa já disponibiliza aplicações para tablets e smartphones, dentro do segmento de concessionárias.
Com a incorporação, Marcio Nunes, principal executivo da Bitix, também acabou assumindo a diretoria de mobilidade da companhia. “A Linx e a Bitix possuem uma grande sinergia e vejo essa parceria como uma grande oportunidade de levar aos clientes da Linx as funcionalidades dos produtos da Bitix e a sua expertise em tecnologia mobile”, diz ele.
(Por NoVarejo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo