A tempo de pegar a temporada de compras para o Natal, um novo relatório da Pitney Bowes Inc. (NYSE: PBI), “Consumer Trends in Online Shopping and Shipping”, que reeuniu 4.000 consumidores entrevistados na França, Alemanha, Reino Unido e EUA, indica os produtos que serão os mais comprados neste Natal. Livros, roupas, revistas, sapatos e eletrônicos asseguram as preferências, enquanto suplementos de saúde, produtos pet, de jardinagem, “faça você mesmo” e artesanato foram classificados como os últimos entre as escolhas para as compras on-line.
É fato que as compras pela internet, de todo tipo de produto, estão em ascensão nos últimos 12 meses, mas de acordo com o relatório, os livros e roupas estão liderando com 25%. “Nos primeiros 56 dias da temporada de novembro-dezembro de 2011, 35.300 milhões de dólares foram gastos na rede, o que significa um aumento de 15% com relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a comScore, Inc.
Toda essa migração para o e-commerce digital no mundo também foi alimentada por tendências móveis. Dispositivos pessoais com aplicativos da marca estão mudando o comportamento de compra do cliente de forma dramática. “Os consumidores continuam a deliciar-se com roupas e eletrônicos que chegam à sua porta”, explica Craig Reed, vice-presidente global e-commerce da Pitney Bowes.
“Soluções transfronteiriças de e-commerce para compras e entregas estão expandindo e alcançando o varejo este ano, e são fundamentais para criar uma perfeita e previsível experiência para cada consumidor de carrinho de compras on-line, no momento em que abrir o pacote em casa”, complementa Bowes.
E para os profissionais de marketing que querem aproveitar estas tendências globais é preciso se preparar para a temporada, com as tecnologias adequadas que atendam a esses consumidores on-line ou na loja. Portanto, segue algumas dicas para eles e os varejistas neste Natal:
1. Para o consumidor de qualquer país, a experiência com o carrinho de compras deve ser contínua. As soluções de e-commerce devem calcular automaticamente taxas transfronteiriças, de ponta a ponta do envio, incluindo impostos locais. Elas também devem filtrar os produtos que estão proibidos de serem vendidos em locais determinados pelos regulamentos de importação e exportação.
2. Use uma abordagem multicanal para as campanhas de Natal. Mala-direta, call centers, sites de bate-papo, textos, mídias sociais e e-mails devem ser utilizados, porém com os mesmos dados dos clientes e comunicando em um tom semelhante.
3. Prepare suas comunicações para uma conversa de duas vias, como forma de construir uma lealdade com o cliente, reconhecendo os pontos de contato anteriores para uma maior intimidade.
4. Ofereça retornos e serviços fáceis ao cliente. Os consumidores vão lembrar e voltar.
5. Meça o seu sucesso transfronteiriço e verifique como novas soluções tecnológicas contribuem para o surgimento desta tendência de geração de receita.
(Por NoVarejo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo