A Unilever Food Solutions vem traçando estratégias focadas no Food Service, mercado que está em pleno crescimento no Brasil. Apenas no ano passado o setor foi responsável por um faturamento de R$ 88 bilhões, representando 30% das vendas da indústria de alimentos no país. As taxas de ampliação se mantêm superiores a 13% ao ano nos últimos 10 anos e, de olho nisso, a companhia investe em plataformas de serviços junto a hotéis, bares e restaurantes como forma de se relacionar e divulgar seus produtos.

A divisão Unilever Food Solutions atende o mercado de alimentação fora do lar e conta com 60 profissionais em todo o país, entre nutricionistas e chefs de cozinha. O trabalho de trade marketing é realizado com cerca de 10 mil estabelecimentos entre bares, restaurantes, hotéis e caterings com o objetivo de aliar a prestação de serviços com a divulgação dos produtos da marca.

Atualmente as ações são divididas em três plataformas: Menu, Serviços e Clientes. Os profissionais atuam apoiando os donos de estabelecimentos para que eles possam oferecer um serviço mais especializado aos seus clientes, dando orientação, treinamento e atuando no desenvolvimento de receitas.

Suporte em três plataformas

Os chefes da Unilever entram em contato com os chefs dos restaurantes para prestar os treinamentos. “Eles atuam dando o suporte desde a elaboração de menus até orientação sobre pesquisas de satisfação de clientes, no treinamento e desenvolvimento das receitas. Eles dão dicas utilizando ingredientes da marca Unilever”, explica Shelida Barsilla, diretora de channel marketing da Unilever.

Uma das principais frentes trabalhadas atualmente pela divisão é o suporte para a melhora nutricional dos cardápios. A atuação reflete a tendência atual da indústria de oferecer soluções para consumidores cada dia mais preocupados com a qualidade de vida e a promoção da saúde. O estudo World MenuReport, promovido pela empresa com cinco mil consumidores em 10 países (incluindo o Brasil) indicou que 66% das pessoas gostariam de encontrar opções mais saudáveis de alimentação quando vão a restaurantes.

Em contrapartida, 71% dos entrevistados afirmaram encarar o comer fora de casa como um agrado e, apesar de estarem preocupados com a saúde, temem que a opção pelos alimentos mais saudáveis acabe alterando em sabor. “Utilizando esses dados trabalhamos orientando os chefs sobre como eles podem fazer modificações para oferecerem pratos saborosos e, ao mesmo tempo, mais saudáveis, fazendo um paralelo com o marketing dos nossos produtos. Mostramos que o tempero ‘Nosso Feijão’, por exemplo, pode dispensar a necessidade de refogar o alimento, diminuindo a quantidade de gordura e gerando uma economia no gasto com o óleo. Da mesma forma, eles mostram que o ‘Meu Arroz’ reduz os custos e mantém o sabor”, afirma Shelida Barsilla.

Atuação como promotores de marca

Os profissionais da Unilever Food Solutions atuam como promotores da marca dentro dos estabelecimentos, utilizando as dicas e treinamentos para gerar demanda de venda da linha de produtos voltada para o segmento de food service. Além dos consultores, a empresa ainda conta com 60 mil vendedores diretos no país.

A expectativa da Unilever é continuar investindo cada vez mais no Food Service, oferecendo linhas de produtos específicas para este mercado. Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), até o ano de 2022, a previsão é que ao menos metade das refeições diárias sejam feitas em food services. A notícia aproxima o país da realidade vivida nos Estados Unidos, onde 18% das refeições são feitas fora de casa.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo