A fabricante anuncia planos de expandir para todas as suas garrafas PET o uso de plástico de origem vegetal, feito de etanol. Para que isso se torne possível, a empresa indiana JBF fará em Araraquara (SP) a maior fábrica do mundo da resina bioMEG – que será produzida a partir de cana-de-açúcar – principal ingrediente do vasilhame ecológico.

A iniciativa permitirá à Coca-Cola expandir o alcance da sua PlantBottle, lançada em 2009 com produção de 10 bilhões de unidades. O uso da embalagem em 24 países eliminou quase 100 mil toneladas de emissões de dióxido carbono, o equivalente a 200 mil barris de petróleo, de acordo com dados da Coca.

O investimento é de R$ 814 milhões e a previsão é que 80% de produção seja destinada à exportação. A meta da Coca-Cola é adotar a tecnologia em todas as garrafas do portfólio até o final 2015.

A viabilização do projeto contou com o apoio da Investe São Paulo e o anúncio será feito no Palácio dos Bandeirantes. A fábrica deve gerar 150 empregos diretos e 1.500 indiretos. A expectativa é iniciar a produção em 2015.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo