A Apple é mesmo uma marca única. Mesmo recebendo críticas, o iPhone 5, lançado nesta sexta-feira, 21, em mercados como Austrália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos, provocou filas gigantescas em frente às lojas. Alguns pontos de venda abriram as portas duas horas antes do horário normal.

Dois milhões de aparelhos já tinham sido adquiridos pelos consumidores em uma pré-venda feita pela companhia (mais que o dobro que a versão anterior, 4S, teve no primeiro dia) e nada menos que 1.297 pessoas formaram uma longa fila em frente à loja da marca na Regent Street, em Londres, nesta sexta, segundo o jornal The Guardian; em outubro de 2011, eram 778 pessoas em fila esperando o 4S. A fila em uma das lojas da Austrália, aliás, contou com a presença ilustre de Steve Wozniak, fundador da Apple com Steve Jobs.

Tais filas contrastam com as críticas que a empresa vem recebendo nas redes sociais e em alguns veículos especializados em tecnologia. Alguns dos primeiros fatos comentados foram a saída para o carregador, diferente das versões anteriores, o que imediatamente inutiliza todos os carregadores de quem tinha outras versões do iPhone e o fato de ele ter um novo “nano SIM-card”. Neste momento, a Apple tem sido alvo de uma enxurrada de críticas nas redes sociais por conta de seu sistema de mapas, já que no novo sistema operacional iOS6, a empresa deixa de usar o do Google. Até aí, sem problemas. Estes vieram por conta da má qualidade dos novos mapas. Houve casos, por exemplo, de trocar Londres por Ontário, transformar a estação de trem de Helsinki em um parque e em aeroporto uma área verde de 35 acres, na Irlanda, chamada “Airfield” ou, simplesmente, sumir com alguns locais do mapa.

A empresa se defendeu dizendo que lançou o novo mapa sabendo que era uma grande iniciativa e que estava apenas começando. Quanto mais as pessoas usarem, melhor vai ficar o serviço, afirmou uma porta-voz da companhia. Os Apple maníacos, pelo jeito, acreditam na justificativa, ou preferiram concentrar foco nas vantagens do aparelho em relação ao modelo anterior, como a tela maior, de quatro polegadas, espessura menor e conexão 4G LTE.

(Por Meio & Mensagem) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo