A audiência do Twitter no Brasil caiu 24% durante o último ano, segundo pesquisa da comScore.
O microblog teve 9,7 milhões de visitantes únicos em julho, contra 12,9 milhões no mesmo mês de 2011. Também houve queda na comparação com junho deste ano, quando a rede registrou 10,2 milhões de visitantes únicos, ou seja, uma redução de 4,9% em um mês.
Nos EUA, a rede cresceu. O número de acessos subiu de 32,7 milhões, em 2011, para 40,2 milhões em 2012 –um aumento de 22%.
Durante o mesmo período, o Facebook cresceu 64% aqui no Brasil e alcançou 42,4 milhões de usuários brasileiros, ainda segundo dados da comScore.
Um estudo da empresa francesa Semiocast, divulgado em julho deste ano, revelou que entre os 50 países que mais têm usuários no Twitter, o Brasil ficou em segundo lugar no ranking de nações que menos cresceu na rede nos últimos seis meses: 17%.
A pesquisa diz também que, ao todo, são 517 milhões de usuários registrados no Twitter –embora apenas 170 milhões sejam considerados perfis ativos. Do total, pouco mais de 40 milhões são brasileiros.
A concorrência do Tumblr, que abriu uma representação no país, bem como de outras redes sociais como o Pinterest, podem ajudar explicar a queda do serviço.
No mês passado, Adam Bain, presidente de receita global do Twitter, anunciou que abrirá um escritório da empresa no Brasil, ainda sem data definida para começar a funcionar. O objetivo do executivo é aproveitar o acontecimento da Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.
(Por Folha de S.Paulo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo