O presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) João Galassi e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia Luiz Carlos Quadrelli, se reuniram nesta terça-feira (28 de agosto), na sede da Secretaria, para a assinatura de um protocolo de intenção que visa a ampliação de um projeto em parceria com a APAS e o programa Via Rápida Emprego, uma iniciativa do governo paulista.
A parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, Centro Paula Souza e APAS, no programa Via Rápida Emprego, foi lançada em julho do ano passado. Na oportunidade, a entidade foi representada pelo seu vice-presidente e também deputado estadual Orlando Morando, que ressaltou a importância do governo paulista investir em pessoas: “O Programa Via Rápida é a prova de que o governo se preocupa com os que mais precisam”. Com a ampliação desta ação, além do Centro Paula Souza outras instituições de ensino também terão a oportunidade de apoiar.

A APAS irá, também, auxiliar na indicação de cursos específicos de qualificação para atender a demanda de mão de obra no ramo de supermercados, além de possibilitar o encaminhamento dos formados para vagas disponíveis nas empresas associadas à entidade. “Sempre tive interesse em investir no treinamento, formação e desenvolvimento de pessoas, pois acredito que o setor pode fazer diferença neste aspecto. Existem oportunidades em áreas como padaria, confeitaria, rotisseria, açougue, hortifruti e frios. Quem se formar nesses segmentos será contratado”, disse Galassi.

O secretário Quadrelli explicou que a união entre a iniciativa privada e o setor público vai agilizar ainda mais a inserção do desempregado no mercado de trabalho, contribuindo para a geração de renda. “Quando a pessoa faz o curso e já arruma emprego, fica estimulada a trabalhar e a continuar se qualificando para conquistar seu espaço e aumentar seus rendimentos”, frisou. Até o final do ano serão oferecidas 2.398 vagas no programa Via Rápida Emprego relativas ao setor, em 65 municípios.

O programa

Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Os cursos são definidos de acordo com as demandas regionais. Em um ano, o programa já atendeu 40 mil pessoas. Neste segundo semestre, o Via Rápida passa a disponibilizar mais 37 mil novas vagas, distribuídas em 491 municípios. As capacitações são intensivas, com duração de no máximo três meses. Mais informações no site www.viarapida.sp.gov.br.

(Por APAS) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, núcleo de estudos do varejo