Entre as franquias de alimentos, as que mais aumentaram o faturamento em 2011 foram as de pizzas e massas e as de comidas variadas. Esses dois segmentos tiveram um aumento de 20% em 2011, segundo um estudo da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Em seguida vem as franquias de snacks e cafeterias (14%), sanduíches (13%), comida asiática (11%) e docerias e sorveterias (10%).
O levantamento foi com uma amostra de 40 marcas, que representam 32% das franquias no mercado.
A distribuição geográfica das franqueadas passou por uma modificação de 2011 para 2012: a porcentagem de lojas no Nordeste era 10%, e subiu para 19%. A ABF estima que, em 2014, 27% das franquias estarão no Nordeste.
Em relação ao ponto, os shoppings dominam, eles abrigam 57% dos novos restaurantes franqueados. Outros 30% abriram em ruas, 7% em hipermercados, 1% em galerias e 4% em outro tipo de ponto.
(Por Varejistas) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo