A Cotrijuí, da cidade de Ijuí, e a Cotrimaio, de Três de Maio, criaram a Redecoop, que já nasce com 30 lojas no Estado. A intenção com a união é aumentar o poder de barganha frente aos fornecedores, reduzir custos logísticos e ampliar as margens da operação de varejo.
A Redecoop prevê faturamento combinado de R$ 220 milhões em 2012, com vendas para cooperados e não cooperados. Além disso, a nova rede também negocia a entrada de outras parceiras no negócio. Segundo Antônio Wünsch, vice-presidente da Cotrimaio, a meta é reunir 10 sócios nos próximos 5 anos, alcançando um faturamento de R$ 1 bilhão.
Outro plano anunciado por Wünsch é criar, em breve, uma bandeira única de cartão de crédito para a Redecoop. A união das cooperativas deve reduzir custos operacionais em diversas áreas, além de integrar o mix de produtos de ambas as partes, suprindo as deficiências de cada uma. A Cotrimaio, por exemplo, tinha seu portfólio concentrado em alimentos, bebidas, ferramentas e brinquedos. Agora, passará a lucrar também com eletrodomésticos.
(Por Valor Econômico) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo