Grandes redes do varejo, como Pão de Açúcar, Americanas e Magazine Luíza devem abrir 382 novas unidades até o fim do ano no Brasil. São 89 lojas acima do registrado no mesmo período de 2011, um volume que equivale a duas inaugurações por dia até o fim de 2012.O Grupo Pão de Açúcar mantém o plano de abrir de 65 a 75 lojas até dezembro, incluindo todas suas bandeiras. Como SM informou na segunda-feira (20/08), 50 destas unidades serão lojas de bairro MiniMercado Extra. De janeiro a junho de 2012, a empresa abriu apenas cinco novos pontos de venda, o que indica que o ritmo de expansão deve se acelerar nos últimos meses do ano.
As Lojas Americanas, que concorrem com supermercados em alguns produtos, já abriram 28 lojas desde janeiro. A julgar pela meta estipulada de 110 a 120 inaugurações em 2012, ainda faltam, pelo menos, 82 unidades até o fim do ano. No varejo têxtil, a Renner já abriu 7 pontos de janeiro a junho, e deve inaugurar pelo menos mais 18 unidades até dezembro.
A necessidade de ampliar a base de cobertura pelo País, obtendo uma maior rentabilidade, explica a busca por novas unidades. Pontos de venda novos registram, em média, aumento de tráfego de consumidores entre 20% e 30% em relação a lojas antigas.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo