>Neste penúltimo dia de evento (hoje encerra-se a exposição e amanha o congresso), podemos chegar a algumas conclusões preliminares.
Ainda há palestras interessantes a serem acompanhadas mas de tudo o que já vimos, destaco o seguinte:

O design estratégico do varejo deve ser composto por fatores que influenciarão de maneira decisiva o surgimento de novos formatos varejistas alem de provocar alterações entre as lideranças de varejo nos próximos anos.

Esses fatores são os seguintes:

1)sustentabilidade
2)utilização de redes sociais para relacionamento com shoppers
3)inovação em todas as formas e processos
4)comunicação interativa no pdv
5)aumento do valor entregue ao cliente e isso definitivamente nao passa por preco baixo e sim pelo investimento na experiência de compra
6) estratégias para o multicanal: loja física mais virtual atuando sob uma única estratégia
7)a nova abordagem ao luxo em todas as camadas sociais: “the new luxury paradigm”

A partir da próxima 2a.F quando já estivermos de volta, detalharemos cada um destes itens acima.

Abraços,
Prof. Ricardo Pastore direto do Javits Center de Nova York (no Google Ciber Lounge).