Grande parte dos consumidores brasileiros segue ao menos uma empresa nas redes sociais. De acordo com a pesquisa “Produção e difusão da mídia social entre os brasileiros”, 72% dos internautas no país usam a internet para acompanhar marcas ou produtos nas mídias sociais. O índice anterior divulgado pela eC Metrics era de 67%.

Entre os motivos que mais levam alguém a seguir uma determinada companhia está a apreciação da marca por outras pessoas, com 31%. O índice é o mesmo para aqueles que consideram “legal” estar associado a alguma causa em que acreditam. Com 29% estão a vontade de aprender mais sobre a companhia e a obtenção de mais informação sobre produtos. Para 20%, o fato de seguir uma empresa é motivado pelo desejo de fazer parte de uma comunidade com uma mesma opinião e, com 18%, estão aqueles que defendem uma causa.

Segundo o estudo, 42% dos entrevistados gostariam de se relacionar com uma companhia para encontrar mais informação e conhecimento sobre ela, enquanto 26% esperam ter uma experiência personalizada. Apenas 11% encontram nas redes sociais uma forma de interação para contribuir com o processo de criação e desenvolvimento de produtos e marcas.

(Por Mundo do Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo