Todos os anos, a Johnson & Johnson lança em média 200 novos produtos na América Latina, sendo 150 provenientes do Brasil. Todas essas novidades são desenvolvidas no Centro de Pesquisa e Tecnologia (CPT) da Johnson & Johnson, localizado em São José dos Campos- SP, em uma área de seis mil metros quadrados, que integra o Parque Industrial da empresa.  Para incentivar tanta criatividade, a Johnson & Johnson desenvolve uma série de atividades com os cerca de 200 pesquisadores que integram o CPT, entre eles engenheiros, farmacêuticos e químicos. O foco é sempre a inovação.  Há seis anos foi formado o Comitê de inovação, um grupo de 20 pessoas de diferentes formações e níveis, de juniors a sêniors, que gerenciam o processo de inovação e desenvolvem ações para gerar ideias no CPT. O grupo é renovado anualmente, sendo que metade muda e metade fica.

Todos os anos, desde 2007, é realizado também o “Prêmio de Inovação”, conferido aos oito melhores projetos submetidos por funcionários. Ano passado, foram submetidas 11 ideias e a vencedora do prêmio – Neutrogena® Deep Clean Sabonete Facial com Grapefruit, que remove 99% das impurezas da pele – foi lançada no mercado no começo deste ano.  O programa “Vista essa camisa”, inicialmente chamado de “Do your own Project”, é outra iniciativa que envolve os cerca de quatro mil funcionários da planta em São José dos Campos. Todos são convidados a participar com ideias para a criação de produtos, sejam elas viáveis ou não, o importante é usar a criatividade. Os colaboradores penduram suas ideias em bilhetes no formato de camisetas num painel em formato de varal. As duas campanhas já realizadas geraram 297 ideias. Como incentivo, a fábrica que submetesse mais ideias ganhava uma festa.

Há também os grupos de discussão para gerar ideias, o chamado “Balloon of Insights”. Desde 2006, 71 ideias foram geradas, sendo cinco aprovadas pelo Comitê de Inovação como potenciais para serem desenvolvidas. As sugestões que acabam se tornando viáveis e geram patentes para a companhia, sejam conferidas ou outorgadas, são recompensadas financeiramente.  Na entrada do CPT um quadro traz todas as patentes já conferidas a funcionários na companhia nos últimos anos.

Lançamentos do CPT – Vários produtos inovadores na história da Johnson & Johnson foram desenvolvidos no CPT do Brasil e lançados com sucesso no mercado, como os shampoos e condicionadores JOHNSON’ s BABY® para os diferentes tipos de cabelo, o SEMPRE LIVRE ADAPT®, SEMPRE LIVRE TERMOCONTROL®, SEMPRE LIVRE TRI PROTECT®, SEMPRE LIVRE SLINEA ULTRA®, a linha dermocosmética ROC Minesol® Oil Control e ROC® Clarifiant e ainda a linha de Higiene Oral Listerine ® Essencial.

As novidades mais recentes criadas no CPT são a escova de dentes sustentável REACH ECO®, com o cabo feito de 40% de aparas de absorvente, lançada no País em 2009. Essa foi a primeira escova do mercado brasileiro com apelo sustentável. E no verão de 2011/2012 foi lançado o protetor solar SUNDOWN® Senses, com nova fragrância, aspecto e textura mais leves. O produto, que tem as embalagens assinadas pela estilista Adriana Barra, foi desenvolvido com base em pesquisas com o público feminino, que mostraram a crescente valorização dos atributos fragrância (possui notas de frutas e flores), textura mais leve e suave.

(Por Cidade Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo