A Associação Paulista de Supermercados (Apas) anunciou hoje uma alternativa para os consumidores que quiserem usar sacolas descartáveis. Para carregar suas compras, os clientes poderão comprar sacos de papel, embalagens feitas de material biodegradável ou reciclável. O consumidor pode receber o valor gasto em desconto nas próximas compras. Para isso, deverá devolver as sacolas adquiridas no estabelecimento e apresentar o comprovante da operação.
A Apas vai apresentar a proposta ao Ministério Público de São Paulo e ao Procon-SP na próxima segunda-feira. No dia 6 deste mês, o Conselho Superior do Ministério Público de São Paulo recusou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que determinava o fim da distribuição das sacolinhas plásticas nos supermercado do Estado. No voto, o relator determina que a Apas e os fornecedores apresentem alternativas, alegando que o consumidor estava arcando com todos os custos.
O presidente da Apas, João Galassi, estima que essa alternativa seja usada por cerca de 10% dos clientes. Segundo ele, o importante é estimular a redução do desperdício. ‘Quando tem o preço da sacolinhas explícito, o consumo cai’, disse. O executivo afirma não ter previsão de quando a medida será adotada e estima que o preço de cada embalagem será de R$ 0,07 a R$ 0,25.
Galassi afirmou que a economia com o fim da distribuição gratuita das sacolas descartáveis já foi repassada aos clientes, por causa da grande competição no setor.
A prova disso, segundo o executivo, seria a inflação menor nos supermercados, de janeiro a maio, que a inflação ao consumidor como um todo. O presidente da Apas comparou a variação do Índice de Preços dos Supermercados (IPS/Apas) com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC). Ambos os índices de inflação são calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Enquanto o IPS/Apas subiu 1,56% no período, o IPC aumentou 1,44%
(Por Varejista) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo