>São Paulo, 04 de dezembro de 2009 – O Grupo Pão de Açúcar e a Casas Bahia, dois tradicionais e bem-sucedidos grupos varejistas do Brasil e que há cerca de 60 anos vem construindo uma história de comprometimento com o País e com os brasileiros, firmaram um acordo de associação que visa a integração dos seus negócios no setor de varejo e de comércio eletrônico.

A associação que está sendo construída tem como objetivo unir as operações de Ponto Frio (Globex), Casas Bahia e Extra Eletro (Grupo Pão de Açúcar) em uma única e nova sociedade que permitirá às empresas capturarem sinergias e oferecer benefícios ao consumidor, traduzidos em um maior sortimento de produtos, melhor atendimento e acesso facilitado ao crédito.

O Grupo Pão de Açúcar, seguindo as diretrizes estratégicas de seu Conselho de Administração no sentido de ser a mais eficiente empresa brasileira na distribuição de alimentos e não alimentos, bem como ampliar os conhecimentos nesse setor, entende que essa associação pode assegurar as melhores práticas na venda de bens de consumo duráveis.

A Casas Bahia, reconhecidamente a melhor varejista nacional no seu setor de atividade e destaque em tecnologia da informação, logística e conhecimento do mercado consumidor, com especial relevância entre as classes populares, acredita que essa união vá gerar benefícios a todos os brasileiros. “Vamos fortalecer a empresa e transferir os benefícios dessa associação aos clientes que poderão contar com uma maior diversidade de produtos e serviços, excelência no atendimento, melhores condições de pagamento com ampla oferta de crédito, além de, futuramente, poder expandir nossa atuação em cidades e regiões onde ainda não atuamos”, declara Michael Klein, diretor executivo da Casas Bahia.

A exemplo de outros setores econômicos, é de grande importância que as empresas varejistas brasileiras se fortaleçam e que, neste momento de maior demanda interna, possam promover iniciativas que melhorem sua capacidade competitiva e que promovam vantagens para o consumidor.

Esse acordo é anunciado em um momento de grandes mudanças e oportunidades no País. “O Brasil passa por um grande momento econômico, marcado pela expansão do crédito, aumento da oferta de empregos e da renda, onde se destaca o crescimento sustentável do consumo interno”, avalia Abilio Diniz, presidente do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar.

As empresas que constituem essa associação são originárias do empreendedorismo de imigrantes que construíram uma história de trabalho e de sucesso, ancorados em uma forte confiança no País e ligadas intimamente ao cotidiano e aos lares de muitos brasileiros. Em suas trajetórias, Grupo Pão de Açúcar e Casas Bahia compartilham das mesmas crenças e valores e, portanto, construirão uma organização ainda mais comprometida com o Brasil, na qual permanece o objetivo de gerar oportunidades aos profissionais do mercado em suas diferentes áreas de atuação.

Para a Casas Bahia e seus controladores, essa operação proporcionará a oportunidade de perpetuidade da empresa criada por Samuel Klein há 57 anos. A união com o Grupo Pão de Açúcar irá promover acesso a avançadas práticas de governança corporativa, o que dará ainda mais transparência à nova empresa. E, nesse contexto, dentro dos padrões mais modernos de gestão, a família Klein terá um papel fundamental, contribuindo com seu conhecimento e experiência no mercado especializado.

Os consumidores, grandes beneficiários desta associação, poderão se servir igualmente de todas as lojas e formatos de negócios, na certeza de que Casas Bahia e Grupo Pão de Açúcar continuam com o firme propósito de manter “a dedicação total aos seus clientes num lugar de gente feliz”.

Raio X da nova empresa:

Empresa com 1.015 lojas

Presença em 337 municípios, em 18 Estados brasileiros (RS, SC, PR, SP, RJ, MG, ES, GO, MS, MT, BA, RN, AL, SE, PE, PB, CE e PI) e Distrito Federal.
Operação de comércio Eletrônico com os sites: www.extra.com.br, www.pontofrio.com.br e www.casasbahia.com.br

Faturamento: R$ 18,2 Bi (2008)

68 mil colaboradores

43 Centros de Distribuição

O Grupo Pão de Açúcar a partir desta associação passará a contar com 1582 lojas, incluindo lojas de super e hipermercados. O faturamento anualizado da Companhia (2008) com Ponto Frio e Casas Bahia está ao redor de R$ 40 bilhões. A Companhia tem suas ações listadas na Bovespa desde outubro de 1995 e na Bolsa de Nova York (ADR nível III) desde maio de 1997.

Saiba mais sobre a associação:

Mais informações:
Grupo Pão de Açúcar – Relacionamento com a Imprensa
Paulo Pompilio – 11 3886 3665/ 9282 6049
Paula Pedrão – 11 3886 0465/ 9212 3982
Casas Bahia – Comunicação Imprensa
Sonia Mitaini – [email protected] – 11 4225 9228/ 4225 9229/ 84220909