Até o final de 2012 será investido R$ 1,8 bilhão. Com esta cifra o Grupo Pão de Açúcar pretende abrir 50 lojas com a bandeira Minimercado Extra, 12 com a bandeira Assaí, quatro hipermercados, sete supermercados Pão de Açúcar e oito Extra Supermercados.

Durante teleconferência, ocorrida ontem, 08/05, Hugo Bethlem, VP da companhia, disse que o plano é focar a expansão de seu braço alimentar nos Estados onde o GPA já está presente. “Neste momento não pensamos em explorar novas regiões, porque não queremos ter problemas com a cobertura logística”. Hoje, o Grupo está presente em 19 dos 27 Estados brasileiros.

As regiões Nordeste e Centro-Oeste devem ser sede de boa parte das unidades de Minimercados Extra e Assaí. Com os R$ 1,8 bilhão também está programada a bertura de 50 a 60 lojas das bandeiras Cassas Bahia e Ponto Frio. Questionado sobre possíveis aquisições ao longo do ano, Bethlem revelou que não há nada em andamento, por enquanto.

Com tamanho investimento, o Grupo espera atingir vendas brutas de, no mínimo (piso), R$ 57,2 bilhões em 2012, ante R$ 52,6 bilhões no ano passado – uma expansão de 8,7%. Dessa soma total, a companhia estima atingir vendas de R$ 31,5 bilhões com o braço de GPA Alimentar e R$ 25,7 bilhões com o braço não alimentar. Para a margem bruta, a estimativa é que fique entre 6,4% a 7,2%.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo