A Nestlé anunciou nesta segunda-feira 23 a aquisição da Pfizer Nutrition, divisão de nutrição infantil da Pfizer, pelo valor de US$ 11,85 bilhões. Com isso, a multinacional suíça acrescenta marcas como a SMA e Promil ao seu portfólio, que já conta com campeãs de venda como Nan e Nestogen.
De acordo com a imprensa internacional, a compra impulsionará os negócios da Nestlé em mercados emergentes, especialmente na China, onde perdeu mercado nos últimos anos após retirar do mercado algumas versões de leite em pó da marca Neslac.
Para comprar a Pfizer Nutrition – que em 2011 registrou receitas superiores a US$ 2 bilhões, algo próximo de 3,2% de todo o faturamento da Pfizer no ano – a Nestlé teria superado a concorrente Danone, também disposta a aumentar a sua participação no lucrativo mercado de nutrição infantil.
A negociação entre Nestlé e Pfizer, no entanto, ainda precisa da aprovação das autoridades regulatórias e deve ser concluída no primeiro semestre de 2013.
(Por Meio & Mensagem) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo