Redes sociais, promoções e segmentação foram alguns dos temas presentes no evento, que reuniu mais de 100 profissionais do setor.

Mais de 100 profissionais participaram do IV Debate de Marketing para Shopping Centers, promovido pela Abrasce, em parceria com a ESPM, no último dia 19.

coordenador acadêmico de pós-graduação da ESPM, Ricardo Pastore, abriu o evento falando sobre o orgulho de ter criado um projeto que já está em sua 4ª edição. Em seguida, o presidente da Abrasce, Luiz Fernando Veiga, cumprimentou a todos pela área de atuação dos profissionais, destacando a satisfação em participar de um evento que se propõe a debater o marketing, uma vez que sua experiência profissional é marcada, em boa parte, pela atuação no segmento. `O marketing pode ser aplicado em qualquer área da sua vida`, disse ele. Veiga ainda falou sobre as oportunidades existentes no setor de shopping center. `Em três anos, serão inaugurados cerca de 100 shoppings no Brasil, ou seja, são 100 oportunidades para gerentes de marketing, superintendentes e todos os demais cargos`.

Na mesa de debate estavam presentes os gerentes de marketing Ana Paula Fontana (Iguatemi Campinas), Daniel Vieira (Boulevard Shopping BH) e Antonio Eloy (Uberlândia Shopping), além do superintendente do Shopping Vila Olímpia, Rogério Miola, como mediador.

O primeiro tema em pauta foi o novo papel dos shoppings frente à sociedade. Para Eloy, antes o foco era o produto e hoje o foco é muito mais no serviço. Ana Paula citou a ação desenvolvida com moradores das cidades vizinhas de Campinas. `Nos feriados destas cidades, oferecemos pacotes de presentes para o cliente usufruir um dia de lazer no shopping, enquanto na sua cidade, tudo estará parado`. Vieira exemplificou citando a cena assistida por ele no mall. `Enquanto a criança brincava, o pai assistia. O shopping era como uma extensão da casa do cliente`, disse.

`Temos que fazer com que o consumidor tenha um momento de carinho, de emoção, o que já é fator de motivação e geração de tráfego. E isso também deve ser usado como conquista do público interno, porque o lojista pede ações que gerem vendas, mas não podemos esquecer que essas são formas diferentes de conquistar o consumidor`, completou Miola. Finalizando o tema, Ana Paula acrescentou: `ninguém precisa comprar sapato para o filho toda semana, mas precisa de um programa`.

Ações para mercados regionalizados, investimentos em datas de destaque ou distribuídos ao longo do ano, utilização das redes sociais, mensuração de resultados, bem como promoções, foram alguns dos outros temas que permearam o bate-papo, estimulado por diversas perguntas feitas pelos presentes.

Dando continuidade à capacitação e à promoção de troca de conhecimento na área de marketing, do dia 28 de maio a 1º de junho, a Abrasce e a ESPM realizam o IV Curso de Marketing para Shopping Centers. As inscrições estão abertas, mas as vagas são limitadas. Mais informações e inscrições pelo e-mail [email protected], site www.espm.br/candidato ou pelo telefone (11) 5081-8225

(Por Abrasce) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo