O Pão de Açúcar está prestes a aceitar o pagamento de compras via celular. De acordo com Hugo Bethlem, vice-presidente executivo do Grupo Pão de Açúcar, o novo modelo será testado a partir de maio em alguns pontos de venda específicos da bandeira, que servirão como piloto para a implementação da operação nas lojas da rede.

Desenvolvido em parceria com o Itaú, e em um primeiro momento uma exclusividade para donos de cartões Itaucard, o sistema permitirá inclusive a autorização remota dos pagamentos, caso o dono do celular não esteja presente e outra pessoa da família vá à loja fazer as compras.

A iniciativa vai de encontro ao desejo do consumidor. Um estudo recente da IBM mostrou que 87% dos brasileiros gostariam de usar dispositivos móveis para pagar por produtos e serviços.

PRATELEIRAS VIRTUAIS

Paralelamente, o Pão de Açúcar também tem estudado outros usos para os celulares em suas lojas. Uma possibilidade é a instalação de vitrines virtuais em locais públicos de grande circulação de pessoas, nas quais os smartphones servem como meio de compra.

Em 2011, o Tesco, por meio da bandeira Homeplus (na qual é sócia da Samsung), instalou uma loja virtual no metrô de Seul, capital da Coreia do Sul. As compras eram entregues nos endereços indicados no mesmo dia. Desde então, a rede britânica Ocado e a australiana Woolworth´s, abriram lojas virtuais temporárias sob o mesmo conceito, em um shopping center de Londres e na estação de Town Hall, em Sydney, respectivamente.

“Já temos tecnologia para fazer algo parecido em São Paulo”, revela Bethlem, do Pão de Açúcar. “A questão agora é onde colocar estas prateleiras virtuais. Será que no metrô da cidade não tem muita gente, seria esse o público alvo? Ou a avenida Faria Lima, na saída do Shopping Iguatemi, é um lugar mais apropriado? A conversa está neste ponto”, completa o VP do Grupo Pão de Açúcar, sem precisar uma data para colocar o projeto em execução.

(Por Meio & Mensagem) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo