A marca Nescau chega a 80 anos de existência em 2012 e, para celebrar, a Nestlé criou um logo comemorativo que estampará as embalagens dos achocolatados ao longo do ano. Nescau foi criado em 1932, no Brasil, sob o nome Nescáo, uma combinação de Nestlé e cacáo, segundo a grafia da época. Em 1955 surgiu o nome conhecido hoje e foi a partir deste ano que a empresa iniciou a realização de inovações na formulação e na embalagem para reforçar uma aproximação com o público jovem. O slogan atual, “Nescau, energia que dá gosto”, foi criado no início dos anos 1970.
Seguindo a estratégia de se conectar com o público jovem e com o mundo esportivo, a companhia iniciou a associação da marca aos esportes radicais nos anos 1990. A partir desta época, a empresa buscou principalmente o patrocínio a eventos de skate, como o Nescau Energy Street Festival, no Rio de Janeiro, e o Nescau Megarampa, em São Paulo.
Em 2010, a marca passou a investir também no futebol, buscando expandir o público impactado, e se tornou patrocinadora oficial da Seleção Brasileira de Futebol e também da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O contrato é válido até 2014.
Apesar de ter surgido como um achocolatado, a marca passou por inovações que expandiram seu portfólio até chegar aos produtos oferecidos hoje. Já em 1986 foi lançada a versão pronta para beber e, no fim dos anos 1990, Nescau entrou na categoria de cereais matinais. Em 1999, lançou seu biscoito recheado, seguido pelo chocolate em barra e a linha ball. A mais recente novidade foi apresentada ao mercado em 2010, com a linha Fast, de achocolatados saudáveis, buscando uma associação a práticas nutritivas.
Hoje, Nescau é líder de vendas no segmento de achocolatado em pó, com presença em cerca de 65% dos lares brasileiros. Considerando apenas achocolatado em pó e bebidas prontas, a marca Nescau faturou mais de R$ 1 bilhão no Brasil em 2011, segundo a própria empresa. A Nestlé, por sua vez, comemorou no ano passado 90 anos no país.
(Por Mundo do Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo