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O Futuro dos Formatos Varejistas
Ontem, 24 de junho de 2009, a ABRAS – associação brasileira de supermercados promoveu em sua sede no Alto da Lapa em São Paulo mais uma edição do Supermeeting, desta vez discutindo formatos de lojas.
Muito se falou sobre histórico e tendências e parece mesmo que o futuro dos supermercados é procurar agregar valor ao que vende e vender mercadorias com mais valor agregado.
Não dá mais para vender aqueles produtos muitos básicos que não proporcionam rentabilidade suficiente para cobrir os custos operacionais, tais como os componentes típicos de cesta básica. São eles o arroz pacote 5,0kg, feijão 1,0kg, alguns vegetais enlatados, açúcar, óleo de soja, sal. Esses produtos estarão presentes em formatos de lojas chamadas hard discount e nos atacarejos por terem custos operacionais extremamente baixos e ausência de serviços.
Os supermercados convencionais devem passar cada vez mais a oferecer refeições prontas quentes e frias e disponibilizarem espaço para consumo no local. O crescimento do consumo de refeições fora do lar ajudará os supermercados que se posicionarem dessa forma. Os demais terão que se nivelar com os formatos populares, reduzindo serviços para poderem vender mais barato.
E então? Vai um planejamento estratégico aí freguês?
Muito se falou sobre histórico e tendências e parece mesmo que o futuro dos supermercados é procurar agregar valor ao que vende e vender mercadorias com mais valor agregado.
Não dá mais para vender aqueles produtos muitos básicos que não proporcionam rentabilidade suficiente para cobrir os custos operacionais, tais como os componentes típicos de cesta básica. São eles o arroz pacote 5,0kg, feijão 1,0kg, alguns vegetais enlatados, açúcar, óleo de soja, sal. Esses produtos estarão presentes em formatos de lojas chamadas hard discount e nos atacarejos por terem custos operacionais extremamente baixos e ausência de serviços.
Os supermercados convencionais devem passar cada vez mais a oferecer refeições prontas quentes e frias e disponibilizarem espaço para consumo no local. O crescimento do consumo de refeições fora do lar ajudará os supermercados que se posicionarem dessa forma. Os demais terão que se nivelar com os formatos populares, reduzindo serviços para poderem vender mais barato.
E então? Vai um planejamento estratégico aí freguês?
Abraços,
Ricardo Pastore, Prof. Msc.
Ricardo Pastore, Prof. Msc.