O comércio varejista da região metropolitana de São Paulo movimentou R$ 151,4 bilhões em 2011 e registrou um crescimento de 3,1% em comparação ao ano anterior.
É o diz uma pesquisa conjuntural realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e da consultoria e-bit. Somente no mês de dezembro do ano passado o faturamento do varejo atingiu R$ 15,7 bilhões, com aumento de 3,5% das vendas frente ao mesmo período de 2010.
O bom desempenho ao longo do ano passado foi sentido principalmente pelo setor de eletrônicos, com crescimento de 17%, seguido pela alta de 9,3% nas vendas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Na relação entre dezembro e novembro de 2011, os dois grupos apresentaram acréscimo de 5,6% e 33,6%, respectivamente.
As lojas de móveis também tiveram resultados positivos, com aumento de 7,6%, e apenas em dezembro o setor alcançou a alta de 16%. Já as vendas de vestuários, tecidos e calçados, que ao longo do ano atingiram a modesta elevação de 1,7%, apresentaram uma forte expansão entre novembro e dezembro com crescimento de 85,2%.
Em contra partida, o setor que registrou a maior queda em 2011 foi o de farmácias e perfumarias, com retração de 9,8%, seguido por lojas de departamento (-1,7%). Na comparação entre os dois últimos meses do ano, o único grupo no mercado que teve desaceleração foi o de materiais de construção (-7,8%).
(Por Mundo do Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negocios do varejo