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Impressionante a repercussão obtida pelo Wal-Mart com a decisão de suspender compras da carne bovina oriunda de frigoríficos que abatem gado criado em pastagens formadas graças à derrubada da floresta amazônica.

Uma das declarações dadas foi que a atitude vale mais que lei. Mas não deixa de ser uma lei, a lei do mercado. Wal-Mart como a maior empresa do mundo tem visibilidade mundial e já aprendeu nos EUA o que é ter sua imagem arranhada por questões sócio-ambientais, no caso questões ligadas a disputas trabalhistas com sindicatos americanos.

Aqui no Brasil a empresa saiu na frente e capitalizou sobre o tema que chama mais atenção da mídia no momento: a preservação do meio ambiente. Nota 10!

Também vale ressaltar a iniciativa do Pão de Açúcar que passou a identificar os produtos orgânicos com etiquetas de trilho na cor verde. Eu vi isso na loja e o impacto é muito positivo.

Em breve teremos lojas só com produtos orgânicos e produzidos por empresas comprometidas com a responsabilidade sócio-ambiental.

Uma grande luz se acendeu: com a atitude das empresas varejistas, a questão ecológica vai evoluir muito rapidamente. E vai ficar mais fácil tomar decisões de marketing.
Adote o verde!

Abraços,
Prof. Ricardo Pastore
[email protected]