Segundo dados do T-Index 2015, índice estatístico de vendas online no mercado internacional, o Brasil aparece em 6º lugar entre as dez maiores nações que lidam com e-commerce, e deve subir para a quarta posição devido à crise mundial, que vai afetar outros países, ao maior acesso à internet e ao aumento do PIB per capita estimado.
O Brasil hoje possui participação de 3% e sua fatia deverá aumentar para 4,3% nos próximos quatro anos. Já o mercado chinês tem atualmente 11,5% do e-commerce mundial, mas em 2015 será responsável por 18,8% dos negócios, enquanto a fatia dos EUA será reduzida para 16,8%. O Japão permanecerá no terceiro posto, porém apresentará uma queda, passando de uma participação de 6,6% em 2011 para 4,9% em 2015.
Já quando o assunto são os mercados globais com maior potencial de vendas pela internet, o Brasil aparece em sétimo lugar entre os dez mercados mais interessantes do mundo, atrás dos Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, Reino Unido e França.
(Por Portal Pernambuco) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo