O reajuste de 14% no salário mínimo, que está valendo R$ 622 desde ontem, 01/01, deve ser o principal responsável pelo crescimento do comércio neste ano.De acordo com a CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), a injeção de R$ 47 bilhões na economia oriundos do reajuste, além da crescente presença da classe C no mercado de consumo, deverá fazer do comércio o setor com melhor desempenho no Brasil em 2012.

Segundo Roque Pellizzaro Júnior, presidente da CNDL, o comércio deve investir mais ao longo deste ano para atender a demanda da classe C. “Com o amadurecimento do nosso mercado, o varejo deverá sofrer mudanças em sua atividade para se adequar a essa nova fase. Com essa ótica, os varejistas já reestruturam seus planos de expansão de pontos de venda, assim como o mix de seus produtos”, avalia, explicando que a tendência é de que o comércio comece a se generalizar durante o ano.

Com o aumento do salário mínimo, também deve crescer o poder de compra dos consumidores. A inadimplência deve ser outro indicador que também sentirá os reflexos do reajuste. Segundo a Confederação, embora a inadimplência tenha crescido por dez meses consecutivos em 2011, neste ano, deverá apresentar reversão de tendência nos primeiros meses.

(Por Correio do Estado) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo