Na semana do Dia dos Pais (2 a 8 de agosto), a atividade de venda do comércio físico brasileiro cresceu 6,2% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Trata-se do maior crescimento desde 2011, quando o índice registrou alta de 8,8%.
De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, é preciso levar em consideração a base comparativa do indicador (3 a 9 de agosto de 2020), que teve queda de 10,6%. “Embora o feriado tenha marcado o aumento este ano, é necessário observar o contexto do dado, já que o tombo registrado em 2020 reflete um período restritivo no varejo relacionado à pandemia e faz com que a alta se torne, na verdade, uma recuperação parcial”.
A análise, que considera apenas o final de semana da data comemorativa no Brasil em 2021 (06 a 08 de agosto) em comparação a 2020 (07 a 09 de agosto), registrou alta de 4,5%. Levando em conta o cenário apenas da cidade de São Paulo, a semana do Dia dos Pais revelou uma expansão de 6,6%, enquanto o final de semana fechou com 4,9%.
(Por Super Varejo)
varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Dia dos Pais, Lojas Físicas