Casas Bahia lançou um novo posicionamento da marca. Com o mote “Nossa casa é o Brasil. Nossa causa é o brasileiro”, a empresa destaca que enxerga cada brasileiro como único e reforça o sentimento de estar presente na jornada do consumidor, seja pelo aplicativo, pelo site ou na loja física. A nova identidade visual nasce alinhada com a transformação em andamento pela companhia desde o ano passado, e já pode ser vista no app que também ganhou novas funcionalidades.

Elaborado em um formato de Design Sprint, conduzido pelo grupo de design de inovação Croma, um time de profissionais da Via Varejo, empresa que administra a Casas Bahia, e da agência Y&R, tiveram como ponto de partida os mantras praticados pela companhia: “Gente no Centro”, que reforça o empoderamento do consumidor em sua jornada com a marca, e “Cultura Digital” com o redesenho de processos, além de um direcionamento voltado para o uso de dados na personalização e humanização no relacionamento de vendedores e clientes.

Há um ano a Via Varejo deu início a um processo de turnaround com a chegada da nova gestão. No início da pandemia, a companhia acelerou ainda mais esse processo lançando serviços como o “Me Chama no Zap”, que digitalizou os vendedores das lojas físicas e humanizou a compra online. A empresa também realizou melhorias na plataforma de vendas, com o objetivo de otimizar a jornada do cliente dentro da loja, com a oferta de todos os produtos disponíveis no site da marca, incluindo itens de marketplace.

Logotipo

O novo logotipo da Casas Bahia ressalta o símbolo “B” – de Bahia e Brasil – que vem como elemento importante da comunicação, representando o universo inteiro da marca de forma simples e marcante.

A palavra “Casas” ganha destaque em negrito enquanto o elemento “Bahia” vem em uma tipografia mais leve. De acordo com o comunicado da empresa, o desenho é simples, atemporal e flexível para todos os meios e formatos especialmente no digital.

Novo aplicativo

Atualmente considerado um dos principais canais de vendas da marca Casas Bahia, atingindo um pico de acessos no mês de maio, a última atualização do app da marca trouxe além da mudança da identidade visual, novas funcionalidades com um menu personalizado em formato de atalho a fim de facilitar a visualização de informações relevantes em cada etapa da jornada de compra, além de ofertar produtos e serviços baseados em comportamentos.

As atualizações realizadas pelo time de tecnologia tiveram como foco a otimização da experiência de navegação e compra, o desempenho técnico e tempo de carregamento. O resultado é uma versão mais leve entre os app concorrentes. As páginas de produtos também passaram por ajustes com o objetivo de reduzir a fricção na busca pelas principais informações e descritivo dos itens. As notas e avaliações dos produtos também foram evidenciadas para um acesso mais rápido e ágil.

Até o final de agosto, mais melhorias serão implantadas na plataforma e no site. Entre elas, a redução de etapas de checkout de 10 para 6 passos, ajustes nos filtros de busca e assistência automática de compras e comparação entre produtos similares, além de uma central de notificações, para o consumidor não perder nenhuma oferta, e fácil acesso para trocas e devoluções.

(Por B9 – Soraia Alves)

varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Casas Bahia, Marca