A RD – RaiaDrogasil aderiu, como apoiador institucional, ao programa Compromisso com o Clima e passa a atuar ao lado de B3, Itaú Unibanco, Instituto Ekos Brasil, Lojas Renner, MRV, Natura Cosméticos e Mattos Filho em iniciativas que contribuam para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e fomentem uma economia de baixo carbono no Brasil.

Ao mesmo tempo, a empresa publicou, em 29 de maio, seu Relatório Anual e de Sustentabilidade, no qual um dos destaques é o programa de logística reversa de medicamentos que, no ano passado, coletou e destinou adequadamente mais de 64 toneladas de medicamentos vencidos ou sem uso, bem como suas respectivas embalagens. Estima-se que, para cada quilo de medicamento descartado no lixo comum ou em fossa sanitária, cerca de 450 mil litros de água são contaminados.

Criado em 2010, o programa conta com pontos de coleta em 552 lojas das redes Droga Raia e Drogasil, situadas em 99 cidades de 15 Estados. Para este ano, a meta é alcançar 1.700 pontos. Além de medicamentos, há pontos que também recebem pilhas e baterias descartadas pelos clientes.

“Para nós, da RD, integrar o Compromisso com o Clima corrobora as várias iniciativas que já desenvolvemos para proteger o meio ambiente e garantir o bem-estar da comunidade em que estamos inseridos, como é o caso do nosso programa de logística reversa de medicamentos, declara João Redondo, diretor de Sustentabilidade da empresa.

Produtos sustentáveis e apoio social à comunidade

Publicado desde 2016, o Relatório Anual e de Sustentabilidade da RD segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), do International Integrated Reporting Council (IIRC) e da Agenda 2030. Além disso, a empresa aderiu, no ano passado, ao Pacto Global da ONU e, pela primeira vez, submeteu o documento a uma verificação externa por um organismo independente.

O relatório destaca ainda outras importantes iniciativas da RD nos âmbitos social e ambiental, tais como o lançamento da linha Vegan, à venda nas lojas Droga Raia e Drogasil. Com mais de 26 produtos de higiene e beleza com formulação sustentável, a linha Vegan foi desenvolvida com base em ingredientes da biodiversidade brasileira, o que contribui para fazer a economia circular no País. Os produtos não são testados em animais e utilizam embalagens biodegradáveis.

Cabe ressaltar que, por meio da comercialização da revista Sorria, nas lojas da Droga Raia, e da revista Todos, nas lojas da Drogasil, a RD arrecadou e doou cerca de R$ 3,5 milhões para 19 ONGs em todo o Brasil em 2019.

Com foco em ampliar as oportunidades de desenvolvimento de seus funcionários, a RD lançou em 2019 a Universidade RD, programa pelo qual a companhia já proveu mais de 1,4 milhão de horas de treinamentos, o que representa um crescimento de 65% em relação aos esforços de formação de RH do ano anterior.

“Estamos, acima de tudo, reforçando os nossos valores de ética, eficiência, inovação, relações de confiança e visão de longo prazo, bem como cumprindo com o nosso propósito de cuidar de perto da saúde e do bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida delas”, conclui o diretor de Sustentabilidade.

(Por RPMA Comunicação)