A primeira loja da IKEA na América do Sul será aberta apenas em 2022, na cidade Santiago, e não mais no próximo ano como planejado anteriormente. Os planos mudaram deivdo a pandemia causada pela Covid-19, afirmou o novo chefe global de franquias da gigante de móveis.

Em 2018, o grupo apresentou planos de entrar na América do Sul com a loja de departamentos Falabella, do Chile, seu primeiro novo franqueado em mais de uma década, visando ao menos nove lojas e operações de comércio eletrônico no Chile, Colômbia e Peru em dez anos, começando com a capital chilena em 2020.

A abertura de Santiago foi posteriormente adiada para 2021, e agora para a primeira metade de 2022.

“Haverá algum atraso. Agora temos 2022 e isso também se deve ao fato de que a construção não pode estar em andamento no momento, e a maioria das pessoas está trabalhando em casa como em muitos outros países ”, disse Konrad Gruss, gerente de expansão da IKEA.

A Inter IKEA possui 12 franqueados, dos quais o Ingka Group é o maior, seguido pela Dairy Farm. Também é responsável pelo desenvolvimento e fornecimento de produtos. Ele gera a maior parte das receitas provenientes da venda de mercadorias para seus varejistas e cerca de 5% das taxas de franquia.

Atualmente, existem 442 lojas IKEA em 54 mercados na Europa, América do Norte e Ásia. As cerca de 350 lojas que fecharam temporariamente devido à pandemia estão reabrindo de forma gradual.

(Por Mercado&Consumo)

varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Ikea