O total de compras online retomou crescimento de 18,5% entre os dias 31 de março e 6 de abril de 2020 versus 24 a 30 de março de 2019, segundo o último relatório Impactos da Covid-19 no Comportamento do E-Commerce Brasileiro, elaborado pela Ebit | Nielsen e divulgado na quinta-feira (9). As categorias relacionadas à Páscoa apresentam um resultado acima do ano anterior, como aumento de 377%.
De acordo com a Ebit | Nielsen, o crescimento já era observado nas últimas duas semanas, em relação ao número total de pedidos e, apesar de cada região do Brasil estar em estágios diferentes em relação à Covid-19, elas acompanham tal movimento.
Quase todas as categorias contribuem para esse crescimento, porém, 58% dele é proveniente de Telefonia/Celular, Casa e Decoração, Eletrodomésticos e Informática. As categorias de produtos de giro rápido (FMCG) cresceram 21,7% no período analisado. O grande impulsionador foi o aumento da quantidade de pedidos (23.3%), mesmo com um prazo médio de entrega prometido 4x maior que a média de todas as categorias.
Crescimento de novos consumidores
O número de novos consumidores do e-commerce brasileiro segue crescendo, porém, já em um ritmo menos acelerado, se comparado à primeira semana de abril.
Contribuição das categorias para venda online
Evolução das compras online FMCG
Principais movimentações das subcategorias de FMCG
Indicadores de frete no e-commerce
De acordo com o relatório, as principais categorias apresentaram diminuição na oferta de Frete Grátis na última semana. Já o prazo de entrega médio prometido continua acima, impulsionado pelos prazos elevados em Alimentos e Bebidas (até 4 vezes maior que a média das semanas de 28/01/2020 e 06/04/2020).
Com informações do portal E-Commerce Brasil.
(Por Mercado&Consumo)
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