A receita bruta das empresas de publicidade e promoção foi de R$ 9,46 bilhões em 2009. Cerca de R$ 5 bilhões do faturamento das companhias desse segmento vieram das atividades desenvolvidas pelas agências de publicidade, a maioria voltada para o setor privado. Os dados constam na pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção (PSPP), divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Da receita obtida pelas agências de publicidade, R$ 4,2 bilhões, ou 83,9% do total, foram provenientes do setor privado. Segundo o levantamento, dos segmentos econômicos, a indústria foi o melhor cliente das agências, empregando R$ 1,5 bilhão em campanhas publicitárias.
Em seguida, o comércio varejista gastou R$ 727 milhões, enquanto outros R$ 442 milhões saíram das empresas de serviços financeiros. Com as empresas de telecomunicações, as agências arrecadaram R$ 399 milhões.
O setor público gastou R$ 680 milhões, o que correspondeu a 13,7% do faturamento das agências.
Em relação ao total faturado pelas agências, 56,5% foram de serviços prestados a empresas nacionais, ao passo que 27,4% corresponderam a atividades desenvolvidas para multinacionais.
Proporcionalmente, as operações das empresas de publicidade e promoção com dez ou mais pessoas centraram-se em duas atividades, que, juntas, responderam por 85% das operações do setor. Serviços de produção próprios ou comissão, “fee” ou bonificação de serviços de produção contratados de terceiros tiveram uma participação de 50,6% nas operações do segmento e uma receita bruta de R$ 4,788 bilhões.
Comissão, “fee” ou bonificação sobre veiculação de publicidade, inclusive corretagem de anúncio, corresponderam a 34,3% das atividades do segmento, com uma receita bruta de R$ 3,248 bilhões.
A compra e revenda de espaço publicitário ou de tempo publicitário totalizaram 7,3% de participação na receita bruta das empresas do setor, alcançando R$ 687,005 milhões. Nesse nicho, as companhias de publicidade e promoção arrecadaram mais com o veículo televisão, por meio do qual arrecadaram R$ 168,585 milhões em receita bruta.
O segundo maior faturamento foi por meio do rádio, R$ 62,373 milhões. Com mídia imprensa (jornais, revistas, listas e guias), a receita bruta das empresas foi de R$ 45,459 milhões.
(Por Valor Econômico) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo