A publicidade nas REDES SOCIAIS, como Facebook, LinkedIn e Twitter, deve continuar crescendo em 2020. Segundo a pesquisa Tendências de publicidade social no varejo: uma perspectiva de 2020, realizada pela Smartly.io, em parceria com a WBR Insights, 52% dos varejistas vão aumentar investimento em publicidade nas redes sociais em 2020 em relação a 2019. O estudo, publicado em fevereiro deste ano, explora quanto os profissionais de marketing estão gastando nestas mídias e quais desafios exigirão novas soluções para este ano.
De acordo com um relatório de 2019 do Interactive Advertising Bureau (IAB), a receita de anúncios digitais nos EUA ultrapassou US$ 100 bilhões pela primeira vez em 2018 – um salto de 21,8% em relação aos investimentos de 2017.
Quase metade (49%) desse montante é investido em anúncios em portais e sites, além de plataformas como Google Ads. Mas as redes sociais, como Facebook, LinkedIn e Instagram, também recebem porções significativas dos orçamentos de publicidade digital das marcas.
Parte das empresas analisadas no estudo gastam mais da metade de seus orçamentos de marketing em publicidade nas redes sociais. Apenas 1% das empresas alocam de 75% a 90% nas plataformas digitais.
Já cerca de 25% investem de 11% a 25% do orçamento publicitário nas redes e outros 25% de 26% a 49% do orçamento. Nenhuma das empresas pesquisadas gasta menos de 11% de seus orçamentos de marketing em publicidade social.
Maior fatia para o Facebook
O Facebook é de longe a principal plataforma de publicidade em redes sociais baseada na alocação de investimento publicitário, com investimento de quase todas (96%) as empresas pesquisadas.
O LinkedIn e o Twitter são praticamente iguais em popularidade, com 76% das empresas anunciando no LinkedIn, e 75% no Twitter.
A maioria dos entrevistados (59%) também diz que está comprando anúncios no Instagram, que pertence ao Facebook. Enquanto isso, um terço adquirem anúncios no Snapchat e 16% estão comprando anúncios no Pinterest.
As perspectivas para 2020 são positivas. A maioria das empresas pesquisadas planeja aumentar seus gastos com publicidade no Facebook (96%), LinkedIn (61%) e Twitter (56%) em 2020. Quase um quarto desses varejistas (22%) também aumentará os gastos no Instagram.
De acordo o relatório, os anúncios no Snapchat e Pinterest devem se manter estáveis em 2020. Cerca de 70% dos entrevistados dizem que não ajustarão seus gastos no Snapchat, e 84% dizem o mesmo do Pinterest.
A pesquisa não incluiu na lista de plataformas o TikTok, que vem recebendo a atenção das marcas nos últimos meses e deve ter um salto de investimento publicitário em 2020.
(Por NoVarejo – Leandro Meireles)
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