A APAS (Associação Paulista de Supermercados) e a GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação apresentam nesta quarta-feira (29) a Vércer, joint-venture que oferece serviço de qualificação de dados de produtos a partir de uma base cadastral centralizada. A nova empresa atenderá a uma carência do mercado em trabalhar com dados precisos, otimizando processos na cadeia de suprimentos. Como vantagens dessa operação, mais visibilidade, agilidade e melhor precisão no cadastramento de produtos.

Agora, o empresário poderá integrar os dados verificados e certificados pela Vércer em seu sistema de gestão e assim, acabar com dúvidas quanto classificação tributária, peso, medida, tabela nutricional e outros detalhes. “A Vércer é uma solução para demanda antiga do setor supermercadista. Toda cadeia de varejo precisa dessas informações certificadas para operar”, explica Farias Souza, diretor geral da Vércer. Ele ainda destacou que o sistema contemplará um catálogo com até 430 informações por produto, além de um banco de imagens em alta resolução. 

Segundo estudos da área de Pesquisa & Desenvolvimento da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, 94% das indústrias do país já enfrentaram algum tipo de problema causado por erros no cadastro de produtos. “Nossa iniciativa com a Vércer é integrar tecnologia e mercado; unimos a força tecnológica da GS1 Brasil com a força mercadológica da APAS para oferecer o melhor serviço de qualificação de dados”, afirma João Carlos de Oliveira, presidente da entidade. A cadeia de abastecimento conta hoje com cadastro centralizado de informações qualificadas de mais de 45 milhões de produtos. 

Para o presidente da APAS, Ronaldo dos Santos, a criação da Vércer é um importante passo na profissionalização do setor e na busca de melhor produtividade. “A atual conjuntura nos fez perceber que levantar dados qualificados de produtos e compartilhá-los é uma necessidade urgente dos vários atores que compõem a cadeia do abastecimento. A Vércer nasce para suprir esse segmento ainda carente, que é aumentar a qualidade cadastral nos sistemas”, detalhou o presidente da APAS. 

(Por DFreire Comunicação e Negócios)