A Sapore, maior companhia latino-americana de capital 100% nacional no segmento de restaurantes corporativos anunciou que adquiriu participação majoritária das startups Zaitt, – desenvolvedora do primeiro mercado 100% autônomo da América Latina e Shipp, – um dos primeiros super apps do país. A aquisição é mais um esforço da empresa em expandir seus serviços para além das refeições corporativas.
Com operações iniciadas há pouco mais de dois anos em Vitória (ES), ambos os negócios se tornaram referências em seus segmentos. As gestões das empresas continuam independentes e com total autonomia onde os fundadores continuam como diretores. A principal alteração é a entrada da Sapore no conselho consultivo junto com os fundadores.
Para a multinacional, um dos maiores benefícios será o crescimento das operações em dois ecossistemas complementares: de varejo e o de super apps. Além disso, o projeto tem o objetivo de somar culturas, unindo a experiência de 27 anos em refeições corporativas e a inovação gerada pelas duas startups que transitam de maneira fluida entre os universos digital e físico.
“Fizemos esse movimento pois acredito na competência dos fundadores e na solidez de ambos os negócios. Por isso, nossa presença será sempre para agregar e somar esforços. Onde essas empresas chegaram em tão pouco tempo é incrível, o que demonstrou quanto podem crescer com mais incentivo “, comenta Daniel Mendez, fundador e presidente da Sapore. “Nosso objetivo é agora gerarmos impacto real na vida das pessoas com um novo tipo de experiência, o qual tanto estabelecimentos quanto clientes se beneficiarão”.
Para Mendez, a parceria coloca a Sapore em um patamar diferenciado com relação à ampliação da entrega de serviços aos clientes, somado a um ambiente de inovação e de maneira disruptiva. Atualmente a multinacional possui cerca de 1300 restaurantes corporativos, servindo mais de 1.3 milhão de refeições por dia e conta com mais de 16 mil colaboradores em todo o Brasil.
A transação, que contou com a assessoria da Focal Capital, está alinhada com a estratégia de expansão e melhoria de processos voltados ao varejo das startups em uma visão a longo prazo. A partir de agora todo o know-how varejista-alimentício da Sapore está à disposição das empresas, onde a Zaitt deve receber conhecimentos relativos a melhor inteligência operacional, supply e abastecimento, enquanto a Shipp terá uma gama de novas oportunidades para concessão de benefícios e crescimento dos restaurantes parceiros, uma vez que cerca de 80% da receita da startup provém de alimentação.
“Ter uma companhia como a Sapore e um empreendedor fora da curva como Daniel Mendez ao nosso lado é, sem dúvida, um grande marco em nossa trajetória”, afirma Rodrigo Miranda (27), CEO e cofundador da Zaitt e da Shipp, ao lado de Tomás Scopel (28), Renato Antunes Jr (28) e Mario Miranda (29), também fundadores das startups. “Contar com um parceiro dessa grandeza tão sinérgico com o nosso modelo coloca nossos objetivos em prateleiras ainda mais altas. Temos muito trabalho pela frente e o que surpreender no varejo”, completa Miranda.
Movimento marca aproximação das startups
Para quem não sabe, a Zaitt iniciou suas operações em 2016 como um mix de delivery de bebidas e loja de conveniência tradicional. No momento em que surgiu a ideia da pivotagem para o modelo de varejo autônomo há cerca de 2 anos, a vertical de entregas sofreu um spin-off dando início à Shipp. Hoje as histórias das empresas voltam a se cruzar, dando notas claras de uma aproximação na qual ambas as operações se desenvolveram e agora voltam a caminhar juntas.
(Por Mercado&Consumo)
varejo, retail lab, ESPM, núcleo de varejo, Zaitt, Shipp, Sapore, Supermercado, App