A demanda por crédito por parte dos consumidores no Brasil cresceu 4% em 2019 na comparação com 2018, embora tenha recuado 1,2% em dezembro frente ao mês anterior.

Os dados são da empresa de crédito Boa Vista.

Segundo o levantamento, o segmento onde houve maior aumento dos pedidos de crédito em 2019 foi o financeiro, com alta de 6,1% no ano. Já o segmento não-financeiro teve alta de 2,5% na comparação anual.

Segundo a Boa Vista, a trajetória do indicador ao longo de 2019 “mostra certa estabilidade do ritmo de crescimento da demanda por crédito, refletindo ainda o tímido crescimento da economia e o mercado de trabalho fragilizado por elevadas taxas de desocupação e subutilização da mão de obra”.

Já a queda em dezembro foi interpretada como reflexo das quatro altas consecutivas nos meses anteriores, por sua vez ligadas à liberação de recursos do FGTS.

Para os economistas da empresa, são fatores importantes para diminuir a cautela dos consumidores – e, por consequência, vitaminar as receitas das empresas que dependem do consumo interno – um avanço no mercado de trabalho e uma redução do endividamento e do comprometimento de renda.

(Por Valor Investe)

varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Consumidor, Juros, 2019