Recém chegado de Londres, pude observar o que talvez seja o varejo mais avançado do mundo, muito em função de lidar com aqueles que podem ser quem sabe, os consumidores mais exigentes do mundo. Sao consumidores que teem a seu favor o  poder de compra – em libras esterlinas (GBP), cerca de 3 x 1 comparada com a nossa moeda e o alto nível de instrução, conhecimento e cultura. Ah, inclua uma concorrência super acirrada que exige competência.

O resultado aparece em lojas de alto nível operacional, tecnológico e com sortimento a ponto de oferecer qualidade, variedade e conveniência impressionantes. Refiro-me aos supermercados, ‘as inúmeras lojas de conveniências e de vizinhança que visitei.

Uma das constatações foi que o varejo alimentar de auto-serviço entrou definitivamente em concorrência com o food-service, ou seja, a oferta e a qualidade da alimentação pronta para consumo nos supermercados, lojas de conveniência e de vizinhança não deixa nada a desejar ao que se oferece em cafés e lanchonetes. Sanduíches, pratos prontos, saladas, sopas, comida japonesa, enfim, uma grande variedade.

E’ verdade que já vemos muito disso nas lojas que freqüentamos, o detalhe é que por aqui, os espaços destinados a exposição destes produtos sao modestos contra o que se vê por lá. Sao lojas quase inteiras planejadas para este mix de produtos, inclusive com a possibilidade de se consumir no local.

Por essas e outras é que temos que incentivar a concorrência. Só assim cresceremos em qualidade e em serviços voltados a nós, consumidores. Voce concorda?

(Por Portal Indikabem) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo