Com a estratégia de atuar em diferentes canais, a marca Extra decidiu reposicionar o formato e a marca Extra Fácil, para Minimercado Extra.

Para a implantação do novo formato e inauguração das novas lojas, a empresa vai investir R$ 36 milhões. Esse valor será aplicado desde na modernização e adequação do formato e da marca, até no layout, sortimento e comunicação, As novas lojas passarão a ter área de venda maior e focar em perecíveis. O projeto de conversão do formato das lojas começa com a expansão dos negócios. O objetivo é que, até o final deste ano, estejam em operação 19 Minimercados Extra, 14 deles originários de Extra Fácil e cinco de inaugurações. A finalização da conversão das 66 lojas Extra Fácil está prevista para o 1º semestre de 2012.

Os ajustes do novo modelo e a escolha do nome demandaram aproximadamente 18 meses de estudo e 6 pesquisas, entre levantamentos com o consumidor e com especialistas. Nesse período, o modelo foi passando por ajustes, os quais foram testados com o consumidor. Entre as questões que envolviam a análise, estava a expectativa do consumidor em relação a um mercado de bairro e como a marca poderia atendê-lo neste momento de compra.

Segundo João Simões, diretor de operações do Minimercado Extra, para lançar o novo modelo foram feitas avaliações sobre o que o consumidor precisa e, a partir daí, foi reestruturado o formato, agregando valor, principalmente, às seções de perecíveis.

Além da mudança de nome, os estudos realizados ao longo dos últimos meses, incluíram uma nova proposta de operação, layout e sortimento oferecido nas lojas. Dentre as melhorias se destacam: maior área de vendas, com cerca de 300m² (100m² a mais que a média das unidades do modelo anterior); ampliação dos serviços e da quantidade de checkouts. O quadro de colaboradores aumentou em 100%, o que resultará em um atendimento especializado nas seções de açougue, frios e padaria, que também contarão com um balcão de auto serviço. No setor de Frutas, Verduras e Legumes, o formato ampliou o sortimento na linha de processados e manteve a variedade de mercearia para o dia-a-dia, totalizando um mix de 3.500 itens.

Os resultados de venda demonstram a boa aceitação do consumidor. Nas cinco lojas pilotos, as vendas cresceram 40% em comparação ao antigo formato. A expectativa é que as lojas transformadas mantenham os índices de elevação do faturamento na mesma proporção.

(Por Supermercado Moderno) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo