Com faturamento superior a R$2,576 bilhões, a Farmarcas comemora o crescimento de 48,02% nos últimos 12 meses até agosto deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. A meta é chegar a R$ 3 bilhões até o fim do ano e ser a quarta maior rede do país, segundo o diretor geral Paulo Costa.
Fundada em agosto de 2012, a empresa administra 11 redes – AC Farma, Bigfort, Drogarias Maestra, Entrefarma, Farma100, Farmavale, Maisfarma, Maxi Popular, MegaPharma, Super Popular e Ultra Popular. Conta atualmente com mais 1.040 lojas e mais 100 unidades em processo de montagem. A meta é chegar ao fim do ano com 1.200 pontos de venda espalhados pelo país.
De acordo com o executivo, os números foram superiores à média do mercado e estão associados a diversos fatores, entre os quais a preocupação com a gestão das lojas, dando suporte em áreas cruciais, como financeiro, administração e marketing. Isso possibilita que os pontos de venda tenham diferenciais competitivos nas regiões em que atuam.
“A Farmarcas vem mostrando que o modelo de associativismo é bastante assertivo, pois proporciona às redes associadas direcionamentos e estratégias adequadas ao seu porte e modelo de negócio”, explica Costa.
Campanha Nacional
Para atingir as audaciosas metas um dos caminhos traçados pela Farmarcas é realização da maior campanha de premiação do varejo farmacêutico brasileiro deste ano: Promoção Farmarcas 2019, que vai sortear 20 carros e 1 casa, somando o valor de R$1 milhão em premiação.
De acordo com Paulo Costa, diretor geral da Farmarcas, a promoção apresenta uma crescente visibilidade e deve chamar a atenção do mercado para as redes que fazem parte do grupo.
“As expectativas são as melhores. No ano passado a promoção já apresentou resultados consistentes, com o aumento no ticket médio das vendas nas lojas participantes. Agora estruturamos uma ação muito mais grandiosa. Acreditar em uma ação com tamanho investimento mostra como nosso modelo se destaca no crescimento e como fortalece as estratégias”, explica o diretor.
Participarão da campanha oito redes administradas pela Farmarcas: AC Farma, Farmácias BigFort, Entrefarma, Farma100, Drogarias Maestra, Drogarias Ultra Popular, Farmácias Super Popular e Drogarias Maxi Popular.
A campanha foi muito bem planejada e estruturada, apesar da complexidade desse tipo de ação no mercado farmacêutico, que possui diversas restrições, como o fato de não poderem participar da campanha as compras de medicamentos. Para que não ocorresse risco, uma equipe jurídica pesquisou e mostrou os caminhos para ações de sucesso.
Sobre a Farmarcas
A Farmarcas é uma empresa criada para administrar agrupamentos farmacêuticos e redes associativistas vinculadas à Febrafar – Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias. Os principais focos da empresa são a capacitação dos empresários e a excelência na gestão das lojas. Fundada em outubro de 2014, a Farmarcas iniciou suas atividades com o objetivo de tornar as farmácias independentes brasileiras mais competitivas e prósperas.
(Por Farmarcas)
varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Farma