A empresa de branding Interbrand lançou o ranking das 25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2019. Renner, Lojas Americanas, Magalu e Casas Bahia foram classificadas como as marcas mais valiosas do Brasil na categoria “Varejo”, seguidas por Assaí e Atacadão.

Líder nesta categoria e sendo a 10ª marca mais valiosa do país, a marca Renner atingiu uma avaliação de R$ 1.531 bilhões com uma forte valorização de 16% em relação ao ano passado. As Lojas Americanas também obtiveram uma variação positiva de 13% em relação a 2018, sendo avaliada em R$ 1.304 bilhões e ocupando o 11º lugar no ranking.

Já o Magalu foi o grande destaque em 2019, obtendo o maior crescimento entre todas as empresas do setor varejista, com uma variação positiva de 46% em relação ao ano passado, resultando num valor de R$ 1.085 bilhões e ocupando a 14ª posição. Casas Bahia, por sua vez, obteve uma variação negativa de 6% em relação à edição 2018 da lista, sendo avaliada em R$ 678 milhões e passando a ocupar a 18ª colocação neste ano – no período anterior, estava em 16º lugar.

Outro marco desta edição do ranking é a estreia do Atacadão, que ingressa na lista das 25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2019, ocupando a 23ª posição, com avaliação de R$ 529 milhões, logo atrás do seu rival Assaí, que ocupa a 22º lugar, avaliado em R$ 553 milhões.

De acordo com Beto Almeida, CEO da Interbrand no Brasil, a maior relevância das marcas do “atacarejo” na classificação deste ano se deve, principalmente, a capacidade que estes dois players em particular tiveram em entender corretamente a demanda de seu público alvo, desenvolvendo uma oferta de produtos e serviços extremamente variada e dentro de uma experiência de loja que atendesse as expectativas de seus mais diversos perfis de consumidores.

Em comparação com o ranking de 2018, as empresas do setor varejista tiveram uma evolução de marca de 29%. Este incremento ocorre principalmente devido ao investimento que as empresas do setor têm realizado nos últimos anos para se tornarem cada vez mais relevantes e conectadas com seu público alvo.

“As novas tecnologias e o processo de digitalização, tanto das empresas como também do consumidor, são as grandes responsáveis pela enorme revolução que observamos no comércio global nos últimos anos. Neste cenário, as marcas que apresentaram as melhores performances no varejo nacional são aquelas que estão se conectando com seus consumidores, estejam eles onde estiverem, por meio da soma de canais online e off-line, em uma grande oferta complementar”, explicou Almeida.

(Por Mercado&Consumo)

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