O Grupo Pão de Açúcar divulgou uma pesquisa que mostra que 77% dos consumidores utilizam o aparelho celular enquanto estão nas lojas da companhia, dona das bandeiras Extra, Pão de Açúcar e Assaí. Destes, 67% usam os aplicativos de desconto ‘Pão de Açúcar Mais’ e ‘Clube Extra’. Ainda, 12% aproveitam o tempo para resgatar prêmios, 11% buscam informações sobre produtos e 10% agendam a passagem no checkout, evitando filas.
A pesquisa também revela que os clientes que usam os apps frequentemente visitam as lojas duas vezes mais e têm um tíquete médio 10% maior que os demais consumidores. Esses dados permitem um diagnóstico comportamental dos consumidores. “Nossas análises indicam que 34% de nossos clientes fidelizados compram alimentos de indulgência, como salgadinhos e sobremesas; 21% têm hábitos saudáveis; e 18% têm o costume de realizar churrasco com frequência”, afirma o diretor de customer experience do GPA, Teodoro Ornelas.
O executivo também destaca a importância dos aplicativos para a obtenção desses dados. “Estas análises só são possíveis devido à alta recorrência de utilização dos aplicativos, que já somam mais de 9 milhões de downloads e 30% desses clientes abrem o app pelo menos uma vez no mês. Destes, 40% convertem o clique em compra”, complementa Ornelas. De acordo com nota da empresa, em 2018 as vendas para clientes usuários de aplicativos somaram R$ 6,5 bilhões.
(Por Super Varejo)
varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, GPA, Smartphone, Consumo, Comportamento, Tecnologia